domingo, 27 de dezembro de 2009

O (patético) caleidoscópio humano

Os seres humanos tem manias bizarras, não?
Possivelmente aqui ninguém sabe que tenho pânico de avião. Pois é. Clichê, mas tenho.
Desde os meus 9 anos, quando caiu aquele Fokker 100 da TAM. Lembro que umas duas semanas depois da tragédia fomos visitar minha família no Rio, e ÓBIVO que fomos num Fokker 100. Naquela vez só consegui me acalmar quando a comissária me levou até a cabine do Comandante e ele me garantiu que estava tudo bem e que já estávamos prestes a pousar.

Desde aquela vez nunca mais consegui viajar tranquilamente. Fiz vários tratamentos, tomei remédios que nunca fizeram efeito e outros que até ajudaram, mas a verdade é que só conseguia voar tranquilamente quando me concentrava e via a "besteira" que nosso psicológico pode ser. E como é tão fascinante, a ponto de nos pregar peças, e ser mais forte que a gente, como se fosse algo a parte, em anexo.
E é incrível, mesmo. O medo todo é completamente inútil, pelo menos no meu caso. E eu tenho toda certeza do mundo que é desnecessário, mas não é absurdo como a gente não consegue vencer alguma coisa que não é visível, que é apenas interna?
Lembro que lá pelos meus 12 ou 13 anos eu tentava me concentrar, me distrair... e para tal lembro que rezava sem parar, achando que ia adiantar. E o pior, é que nunca rezava Ave Maria, porque dizia “agora e na hora de nossa morte”. HORA DE NOSSA MORTE? Achava absurdo eu pedir ajuda na hora da minha morte. E, por isso, repetia o Pai Nosso incansavelmente, porque dava pra pedir pra que fosse feita “a vossa vontade”... quem teria vontade de um desastre aéreo? Nãaao, nem pensar, impossível. E patético.

Agora já no chão, e sem planos de voar tão cedo, fico pensando nesse meu medo idiota, que poderia ser BEM pior se fosse pânico de sair na rua, por exemplo. Que, cá entre nós, seria muito pior... Imaginem se cada vez que eu colocasse o pé na rua tivesse que me concentrar pra não sair correndo!

Analisando todos os fatos, a cada dia tenho mais certeza, e não me restam dúvidas que a mente das pessoas é uma coisa bizarra, mas genial. Terráqueos são complicados, intrigantes, confusos... Um caleidoscópio, já diria um conhecido meu.

2 comentários:

Lucas disse...

mas se o medo é de morrer, pensa que tu pode ir pra Ilha de Lost

:p

IvanDKLC disse...

Parabens pelo texto, eu nem pretendia ler por inteiro se não dividisse os mesmos sentimentos contigo sobre voar, mas é bem assim, tentar se distrair, mas sempre acaba pensando besteira lá em cima e guando vem o aviso "em caso de queda na água seu acento é flutuante", Isso não me tranquiliza muito.

=***